
Ensaios de Migração em Embalagens para Alimentos
Os ensaios de migração de material de contato com alimentos, incluindo migração total e migração específica, são um requisito regulatório para determinar a segurança de materiais de embalagem de alimentos e para apoiar avaliações de risco toxicológico.
Esses ensaios são fundamentais para avaliar a segurança e estabelecer a conformidade para o contato com alimentos. Limites de migração são estabelecidos para materiais de embalagem de alimentos com base na avaliação de risco toxicológico dessas substâncias e estão incluídos em vários Regulamentos de diferentes regiões, com o objetivo de controlar a exposição dessas substâncias para proteger a saúde humana. A migração é a transferência de substâncias químicas para os alimentos.
Ensaio de Migração Total
Conforme definido na RDC 91/2001, é a quantidade de componentes transferida dos materiais em contato com alimentos ou seus simulantes, nas condições usuais de emprego, elaboração e armazenamento ou nas condições equivalentes de ensaio.
Os regulamentos da Anvisa a serem observados são a RDC 105/99 e RDC 51/10, que estabelecem limites máximos de migração total.
Todas as embalagens de alimentos devem ser avaliadas em relação a migração total, exceto quando o alimento é um produto seco e não gorduroso.
Ensaio de Migração Específica
Conforme definido na RDC 91/2001, é a quantidade de um componente não polimérico particular de interesse toxicológico transferida dos materiais em contato com alimentos para os alimentos ou seus simulantes, nas condições equivalentes de ensaio.
Um limite de migração específico aplica-se a uma substância individual ou a um grupo de substâncias semelhantes. Os limites estabelecidos são baseados no perigo toxicológico que uma substância causa. Técnicas analíticas são usadas para identificar a presença dessas substâncias em alimentos (e simuladores de alimentos). Limites específicos para a migração de certas substâncias podem ser encontrados em quase todas as regulamentações de contato com alimentos.
NORMAS
RESOLUÇÃO RDC Nº 51, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2010
RESOLUÇÃO RDC Nº 52, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2010
RESOLUÇÃO RDC Nº 56, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2012
RESOLUÇÃO RDC Nº 91, DE 11 DE MAIO DE 2001
RESOLUÇÃO RDC Nº 105, DE 19 DE MAIO DE 1999
O laboratório realiza uma série de ensaios para avaliação de embalagens de diversos setores, nossos especialistas têm experiência na realização de testes de migração e testes para desenvolvimento de acordo com as normas nacionais ou internacionais, para embalagens de alimentos, produtos médicos, componentes de máquinas de processamento de alimentos e outros materiais de contato com alimentos.
Nossos especialistas podem fornecer suporte sobre estratégias analíticas apropriadas para atender aos seus requisitos de teste de migração e sobre avaliação da conformidade, para ajudá-lo a atender aos requisitos de certificações ou credenciamentos locais em suas regiões de interesse.